quarta-feira, 23 de novembro de 2011

O que somos, o que gostaríamos de ser e o que deveríamos ser


Há o que somos, o que gostaríamos de ser e o que deveríamos ser. Creio que o nível de harmonia na vida de uma pessoa está ligado ao seu nível de compreensão a respeito destas  três hipóteses. 

O que somos é o resultado, digamos, matemático, de fatores materiais e imateriais ocorridos desde antes do nosso nascimento. É a soma dos sofrimentos, a divisão de alegrias, a multiplicação de responsabilidade, a subtração de sonhos. “O homem é produto do meio”, diria Marx. Eu acho que é o produto não acabado de acontecimentos que freqüentemente fogem ao seu controle. Parecido, mas não a mesma coisa.

Por outro lado, o que gostaríamos de ser é algo muito importante, porque está ligado ao imaginário, ao sonho, combustível essencial para tornar a jornada sobre a terra algo suportável. Vivemos na expectativa de dias melhores, neste ou em outro mundo. Um grande problema de hoje é que , de maneira geral, os sonhos, o centro da idealização humana, estão  ligados ao dinheiro. E a Bíblia já dizia: “O amor ao dinheiro é a raiz de todos os males”. Assim, os sonhos das pessoas são cada vez mais fúteis e egoístas. Não sei dizer se o capitalismo fez isso ou havia uma pré-disposição humana para tal coisa.

De igual modo, creio que todos nós nascemos com a capacidade de realizar algo de forma única. Algo que seja útil para o semelhante, além de divertido e agradável para nós. Falo de talentos, de dons, seja lá como você queira chamar. Veja Neymar. Já pensou que desperdício seria aquele rapaz trabalhando de Office boy ou engenheiro? Felizmente ele é o cara certo no lugar certo. Um conjunto de fatores permitiu que Neymar fosse Neymar. E Ivete Sangalo? Poucas pessoas no Brasil são tão espontâneas e carismáticas. Em qualquer área que Ivete atua, o show é garantido. 

Acredito ser importante saber reconhecer o que somos no mundo, monitorar a qualidade e a relevância do que gostaríamos de ser e investir tempo e dedicação para descobrir o que deveríamos ser. A respeito deste último, tendo a consciência de que talvez nunca descubramos. Mas tentar não custa nada e você ainda pode descobrir muitas coisas legais pelo caminho. 

Meu perfil no Twitter: @asueli

Nenhum comentário: